Configuração SFML: Laboratórios CEFET-Contagem
SFML 2.1 + MingW 4.9.9.2
Após o donwload descompacte o arquivo na pasta C:
Sua árvore de diretório ficará como:
Sua árvore de diretório ficará como:
MingW (compilador C++)
Nos laboratórios o GCC já está instalado e configurado.
Para testar abra uma janela de comandos (vulgo cmd) e digite:
g++ -v
Caso precise baixar e configurar o GCC sugiro baixar a pasta do link anterior e descompactá-la no C:
Sua pasta principal do GCC (bin) deverá estár em C:\MinGW32\bin. Aqui dentro estarão os compiladores de C e C++. (*A imagem está mingw64, mas no labo está com 32)
Agora coloque o endereço nas suas variáveis de ambiente. Se não souber como veja esse tutorial a partir do "Passo 4: Variáveis ambientes"
Então teremos:
SFML em C:\SFML
GCC em C:\MinGW32
Eclipse
Baixa a versão mais nova para C++
Baixe e descompacte ou instale o eclipse (dependendo da versão que você baixou).
Rode o eclipse. Você verá uma tela parecida com a imagem abaixo.
Se não souber como rodar uma aplicação C++ no eclipse tente esse tuturial (link).
Rode um "Olá Mundo" no eclipse e confirme que a ide e o GCC estão instalados e configurados. Somente depois disso passe para a SFML.
1 - Aplicação SFML
Colocaremos para funcionar a versão "Olá Mundo" da SFML. Ela apresentará a imagem abaixo ao rodar.
Para isso usaremos o seguinte código:
#include <SFML/Graphics.hpp>
int main()
{
// Cria a janela
sf::RenderWindow window(sf::VideoMode(400, 300), "Bola Branca - SFML");
// Cria a "bola" (um círculo)
sf::CircleShape circle(50.0f); // raio de 50 pixels
circle.setFillColor(sf::Color::White);
circle.setPosition(150.0f, 100.0f); // centraliza aproximadamente (janela 400x300)
// Loop principal
while (window.isOpen())
{
sf::Event event;
while (window.pollEvent(event))
{
if (event.type == sf::Event::Closed)
window.close();
}
window.clear(sf::Color::Blue); // fundo preto
window.draw(circle);
window.display();
}
return 0;
}
O código apresentará erros e não será compilado. Tente!
Devemos então fazer a configuração do projeto para acessar a biblioteca SFML. Seguirei as conforme as figuras abaixo:
1 - Selecione as propriedades do projeto (botão direito do mouse sobre o projeto e selecione a opção propriedades.)
2 - Na janela de propriedades procure a opção C/C++ Build
3 - Selecione a opção Settings.
Agora vamos inserir a informação sobre os includes:
1 - Selecione na opção opção "GCC C++ Compiler" a opção "Include.
3 - Coloque o endereço em que você descompactou a biblioteca SFML seguida do diretório. Como usamos a SFML em C:\SFML deveremos colocar C:\SFML\include na posição 3.
Agora na parte de Linkagem vamos inserir as informações sobre as dlls.
2 - Selecione Library.
1 - Selecione MingW C++ Linker.
2 - Selecione Library.
3 - No botão + de Libraries (-l) por adicione uma a uma as três bibliotecas básicas:
sfml-graphics
sfml-graphics
sfml-audio (não está na imagem, pois o exemplo não usa som!)
sfml-window
sfml-system
A ordem de adição é importante.
sfml-window
sfml-system
A ordem de adição é importante.
4 - Agora indique o local dos arquivos .a para o linker. Ele é o mesmo da include, porem termina em lib. No meu caso: C:\SFML\lib na posição 4.
5 - Aplique e feche.
Com isso seu Projeto já está configurado e deve remover os erros do código. Se isso não acontecer automaticamente selecione o projeto com o botão direito e escolha atualizar (ou pressione F5).
Compile o projeto.
Feito isso rode novamente.
Com isso seu Projeto já está configurado e deve remover os erros do código. Se isso não acontecer automaticamente selecione o projeto com o botão direito e escolha atualizar (ou pressione F5).
Compile o projeto.
1 - Utilize o botão de compilação .
2 - Verifique se a saída ocorreu sem erros.
3 - Veja que uma pasta com o arquivo .exe (binário) foi criada.
Observe que o editor pode ainda mostrar algumas linhas marcadas como erro ( como em ( sf::CircleShape), mas não se preocupe se a saída está como em 2 mostrando 0 erros.
Rode o programa:
1 - Selecione a setinha para baixo ao lado do botão de rodar.
2 - Selecione a opção 'Run as'
3 - Rode com uma "Local C/C++ Application".
A duas formas de resolver o problema. A indicada nesse tutorial em que copiamos as dlls para a pasta do exe do projeto.
Outra forma é mostrada abaixo. Basta referênciar a pasta bin da SFML na variável path do projeto do eclipse. Siga os passos abaixo para isso.
Com o projeto selecionado abra suas propriedades.
2 - Environment
3 - Clique em path
4 - Mande editar.
5 - Não apague o que já está presente, somente acrescente ao início o endereço da pasta bin da sua SFML, seguido de ; (c:\SFML\bin nos laboratórios).
Aparecendo a Janela temos a confirmação de que o projeto está configurado para trabalhar com as bibliotecas básicas da SFML.
Para um código mais elaborado envolvendo imagem, som, mouse e teclado veja o link a seguir: SFML - Matriz na tela
Obrigado!
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