Como sabemos, as funções do mouse e do teclado são importantes para o manuseio e execução de ações no computador, o que não é diferente em jogos.
Neste tutorial estarei mostrando como como são pegas as ações de uma tecla no teclado ou mouse, com base no my simple game implementado no nosso tutorial de implementação.
Vamos para o código.
As teclas sinalizam a entrada do usuário através da geração de eventos por pressionar e soltar uma tecla. Cada evento traz consigo um código-chave que identifica a chave que foi pressionada / liberada. A entrada de uma tecla é feita com apenas uma linha de código simples, como abaixo:
boolean isAPressed = GDX . input . isKeyPressed ( Chaves . A );O parâmetro passado para esse método é um código de chave. Ao invés de ter que memorizar estes códigos há uma classe estática dentro da interface
Input
interface que contém os códigos que você pode usar. Elas podem ser vistas aqui.Você também pode verificar qual botão do mouse(direito ou esquerdo) está sendo pressionado, inclusive com um código muito simples:
boolean leftPressed = Gdx.input.isButtonPressed(Input.Buttons.LEFT);
boolean rightPressed = Gdx.input.isButtonPressed(Input.Buttons.RIGHT);
Veja a classe de Botões para mais opções de constantes.
No my simple game, o processo de entrada de dados está no seguinte trecho de código:
if (Gdx.input.isTouched()) { Vector3 touchPos = new Vector3(); touchPos.set(Gdx.input.getX(), Gdx.input.getY(), 0); camera.unproject(touchPos); bucket.x = touchPos.x - 64 / 2;
Se for detectado um clique do mouse, a posição do clique é assumida pelo quadrado lógico do balde, onde o mesmo assume tal posição.
Em fim, aqui termina o tutorial e, caso queira o código completo do my symple game implementado, você pode encontrar aqui.
Bom trabalho!
REFERÊNCIAS:
- GITHUB: Mouse, touch & keyboard. Mouse, touch & keyboard. 2016. Disponível em: <https://github.com/libgdx/libgdx/wiki/Mouse,-touch-&-keyboard>. Acesso em: 07 out. 2016.
- SANTOS, Bruno. GPJECC: COMO CRIAR UMA TELA DE MENU - LIBGDX. 2016. Disponível em: <http://gpjecc.blogspot.com.br/2016/09/como-criar-uma-tela-de-menu-libgdx.html>. Acesso em: 07 out. 2016.
- GITHUB: Polling. Polling. 2016. Disponível em: <https://github.com/libgdx/libgdx/wiki/Polling>. Acesso em: 14 out. 2016.
- GITHUB: Input.Keys. Input.Keys. 2016. Disponível em: <http://libgdx.badlogicgames.com/nightlies/docs/api/com/badlogic/gdx/Input.Keys.html>. Acesso em: 14 out. 2016.
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