Sabemos que textos são importantes em jogos, já que em alguns casos até mesmo facilitam na hora da diversão explicando algo ou dando alguma instrução...
Em fim, neste tutorial estaremos vendo os textos colocados no nosso my simple game do ultimo tutorial.
Na tela de menu do nosso jogo, aparece uma mensagem de texto:
“Welcome to drop!!!”
“Tap anywhere to begin!”
Obs: Estes textos que foram colocados na tela utilizam se da fonte Arial, que é a fonte padrão da biblioteca gráfica LibGDX.
O SpriteBatch é declarado em Drop.java, onde as outras instâncias serão chamadas e executadas dentro do corpo do código Drop.
public void create() { batch = new SpriteBatch(); //A fonte a ser usada será Arial(padrão da LibGDX) font = new BitmapFont();
this.setScreen(new MainMenuScreen(this)); }
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game.batch.begin(); game.font.draw(game.batch, "Welcome to Drop!!! ", 100, 150); game.font.draw(game.batch, "Tap anywhere to begin!", 100, 100); game.batch.end();
No código acima, a função batch é chamada e associada ao jogo, onde com o auxilio da função draw, tem a tarefa de desenhar na tela do jogo os textos pré-definidos pelo programa.
game.batch.begin(); game.font.draw(game.batch, "Drops Collected: " + dropsGathered, 0, 480); game.batch.draw(bucketImage, bucket.x, bucket.y, bucket.width, bucket.height); for (Rectangle raindrop : raindrops) { game.batch.draw(dropImage, raindrop.x, raindrop.y); } game.batch.end();
Neste código acima, a função batch tem a mesma tarefa, porém desta vez ela exibi a quantidade de gotas coletadas (que atingiram o balde) e atualiza o valor a cada nova gota coletada.
game.font.draw(game.batch, "Drops Collected: " + dropsGathered, 0, 480);
Em fim, aqui acaba o nosso tutorial e caso queira o código completo, você pode encontrá-lo no último tutorial.
Bom trabalho!
REFERÊNCIAS:
- SANTOS, Bruno. GPJECC: Como criar uma tela de menu - LibGDX. 2016. Disponível em: <https://gpjecc.blogspot.com/b/post-preview?token=gqO1l1cBAAA.vOB-Xwz8MROwQNIgXAAmTwbhc0rti45PqyWik83FR-oesFzQrRacaBL1nDgvi_MrhuQS_RQxtcfn-Ngmxa0blg.UH72xg47r8Lsn8ZTSiSmwQ&postId=9149240084292260444&type=POST>. Acesso em: 5 out. 2016.
- NAIR, Suryakumar Balakrishnan; OEHLKE, Andreas. Learning LibGDX Game Development: Second Edition. 2015.
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