The Gamer Inside: a indústria brasileira de games – Memórias #1

(FONTE)
The Gamer Inside é um projeto independente que visa retratar o funcionamento da indústria de jogos eletrônicos ao redor do mundo; da cultura gamer; além de demonstrar os impactos da Era Digital, onde estamos cercados por tecnologia, na nossa vida cotidiana e a maneira de pensar dos profissionais que movimentam esta lucrativa indústria.

Iniciada em 2010 pelo espanhol Jesús Fabre, a série de documentários temáticos (com diversos entrevistados) tratou até do Brasil. Os idealizadores do The Gamer Inside visitaram algumas das principais capitais do país e conversou com importantes personalidades do setor de games com o objetivo de relatar como este universo digital se desenvolveu por aqui. 

Os episódios são divididos em quatro partes: Memórias, Educação, Cultura e Indústria.
Croissant Parisiense
The Gamer Inside - Brazilian Edition - 1x00 [#TGIMemories] 


Neste episódio piloto da série sobre o Brasil, a equipe do TGI (The Gamer Inside) visa mostrar a infância dos jogadores e das pessoas que movimentam o setor de games no Brasil, com o objeto de relatar um pouco de como a indústria e o mercado se desenvolveram no nosso território.

Vários nomes de destaque como Moacyr Alves (da Acigames), Théo Azevedo (editor UOL Jogos), Stephano Arnhold e outros funcionários da TecToy, Nino (da banda Megadriver), entre outros, foram entrevistados para contarem um pouco da importância dos jogos em suas vidas, e como foi o primeiro contato deles com o videogame na infância.

Deve-se notar que o Brasil, desde o inicio, recebeu muito entretenimento interativo. Porém, por parte dos jogos ter sido ignorada pela indústria (sendo um dos fatores a, até recentemente, imagem negativa criada) e pelo contraste social do nosso povo; ocorria a dificuldade na aquisição desses aparelhos, uma vez, que eram equipamentos caros.

É interessante ver a visão de cada entrevistado quanto ao surgimento do vídeo game no Brasil -  na década de 70, com a cópia do jogo Pong no console Tele Jogo. Para uns significou a tranquilidade dos pais e para outros vários sentimentos sendo ativados na frente de uma tela.

É visível a importância dada principalmente ao Atari 2600 (com destaque no Brasil nos anos 1984-1985) e ao famoso Mario Bros. – tanto no cenário nacional como no mundial! Mas o ponto que me chamou mais atenção foi à diferença apresentada entre os objetivos dos jogos antigos e atuais.

O projeto é uma bela iniciativa do Jesús Fabre e foi inaugurado com pé direito com o episódio piloto, vale a pena conferir!

Bibliografia:
por Adriane Gomes

Postar um comentário

0 Comentários