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O Globo Educação é um programa exibido aos sábados na Rede Globo por volta das 6:00 hrs, e que vai além dos muros da escola para mostrar como a educação pode se beneficiar em parcerias com a comunidade, empresas e organizações não governamentais.
O programa do dia 28/09/2013, cujo tema consistiu em Games Pedagógicos (confira aqui!), foi apresentado pela jornalista Helena Lara Resende que decidiu unir o útil ao agradável em favor da educação: uma vez que as crianças e adolescentes de hoje em dia possuem uma aproximação com tecnologia, seria viável aproveitar esse interesse em jogos para educação - de maneira eficiente e divertida.
De acordo com as entrevistas apresentas ao longo da reportagem, os estudantes e professores apostariam na proposta de jogos educativos. Porém, a maioria não os conhece. E, no caso de alguns educadores, há outro empecilho: a não familiaridade com videogames e tecnologias em geral.
A interatividade dos jogos chama a atenção das pessoas, mas como a escola pode usar estas mídias digitais e o videogame a favor da educação? Essas e outras dúvidas são esclarecidas ao longo da matéria.
Com o objetivo de estreitar essa relação, os alunos foram levados ao Centro Juvenil de Ciência e Cultura, referência em inovação pedagógica. Parte do sucesso talvez ocorra pelo fato dos professores receberem capacitação, o que não significa que são detentores do conhecimento – pois ocorre uma forte interação entre educador e aluno. Aliado também ao fato da não utilização de games educativos “tradicionalmente chatos”, com a parceria feita com o grupo de pesquisas formado pela Lynn Alves, com estudantes da UNEB.
A Lynn Alves (pedagoga, mestre e doutora em Educação e Comunicação pela Universidade Federal da Bahia) também cita a importância de estimular os alunos a programarem seus próprios jogos e criarem suas próprias narrativas. Para exemplificar este fato, a equipe do programa foi ao Colégio Estadual José Leito Lopes (NAVE), que integra a formação técnica e o ensino básico, promovendo oficinas e palestras – com o objetivo de repassar o saber.
Game não é só entretenimento, mas também um espaço rico de aprendizado. Que proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências. Através de aulas mais lúdicas, prazerosas e próximas a realidade.
Bibliografia:
- Globo Educação. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Globo_Educa%C3%A7%C3%A3o>
- Globo Educação. Globo Educação | Futura. Disponível em: <http://www.futura.org.br/programacao/globo-educacao/>
por Adriane Gomes
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