|| Campeonato de Jogos Eletrônicos CEFET Contagem - DotA

Game não é só entretenimento, mas também um espaço rico de aprendizado. Que proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências. Através de aulas mais lúdicas, prazerosas e próximas a realidade.



A equipe do GPJE-CC (Grupo de Programação de Jogos Eletrônicos do Campus Contagem) se dedicou e transformou “brincadeira” em torneio, promovendo nos Laboratórios de Informática da escola uma disputa entre algumas equipes de gamers!

A ideia partiu do coorientador do projeto Alisson Rodrigo dos Santos que em diálogo com os alunos, descobriu o entusiasmo de alguns em disputar partidas de videogame. Além do desejo do próprio professor de promover à interação do GPJE-CC com a comunidade escolar. E, felizmente, a direção da escola foi favorável a essa iniciativa. 

Todos os estudantes do Ensino Médio Integrado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Campus Contagem (CEFET-MG XI) foram convidados a participar do 2º CAMPEONATO DE JOGOS ELETRÔNICOS, que aconteceu no dia 14 de dezembro, nos Laboratórios de Informática I e II do próprio Campus (localizado em Contagem). 

O jogo escolhido foi o DotA 2, que é um game de ação com elementos de estratégia e RPG, em que 2 times de 5 integrantes se enfrentam, com o objetivo de derrotar os seus inimigos e destruir a sua base.

Para jogar era necessário que o participante tivesse uma conta na Steam com o jogo DotA 2 adicionado à sua biblioteca (o bolsista Victor Hugo disponibilizou um tutorial no blog do projeto: http://gpjecc.blogspot.com.br/2013/11/tutorial-criando-conta-na-steam.html).

As inscrições ocorreram até o dia 12 de dezembro, e a divulgação foi por meio de cartazes e no próprio blog: http://gpjecc.blogspot.com.br/2013/12/cefet-mg-campus-contagem-realizara-seu.html.
Cartaz para divulgação do campeonato, criado pela equipe GPJE-CC
Porém, para a surpresa do grupo, a Valve (produtora do jogo disputado nesse campeonato), decidiu adiantar o seu evento e update de natal para 12/12. Com essa notícia tivemos de reinstalar o DotA 2 atualizado em todas as máquinas, já que baixar o update com tamanho estimado de 799 mb em todas as máquinas demoraria muito.

Como já foi dito, o evento ocorreu no dia 14 de dezembro e contou com a participação de 5 equipes (Random, CEFET KILLER, Torresmo FC, Bots no Injusto e NULL) com cerca de 5 alunos cada. 

Com as inscrições finalizadas o bolsista Victor Hugo e o voluntário Jonathan Douglas esquematizaram a seguinte chave dupla, que daria duas oportunidades de vitória aos jogadores:
Chave dupla da competição
Alunos Victor Hugo, Rafel Maia, Vitor Lima, Rafael Willian, Lucas Apolinário juntos ao orientador Geraldo Magela
Alunos fazendo os últimos ajustes na BIlioteca Steam, antes do início das fases eliminatórias.
Disputa entre as equipes CEFET KILLER e Random
Preparação das equipes NULL e Bots no Injusto
Equipe Bots no Injusto
Passada as fases eliminatórias, duas equipes disputaram a final, que teve como vencedora a equipe NULL.
Equipe vencedora - NULL
Participantes do 2° Campeonato de Jogos Eletrônicos do Campus Contagem - DotA 2
Bibliografia:
por Adriane Gomes