A questão do material didático de Desenvolvimento de Jogos no Brasil

http://www.google.com.br/imgres?sa=X&biw=1266&bih=859&tbm=isch&tbnid=advFDuMxfVUzsM:&imgrefurl=http://arena.ig.com.br/2012-06-28/dez-livros-de-games-que-voce-precisa-ler.html&docid=OZgt8UdNVXYHUM&imgurl=http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6q/dq/ix/6qdqixokg0zcrxt1kt3ibsbql.jpg&w=652&h=408&ei=R1fAUqX5DNGzkAfavYCgBg&zoom=1&ved=1t:3588,r:14,s:0,i:121&iact=rc&page=1&tbnh=172&tbnw=256&start=0&ndsp=31&tx=212&ty=54
Designer de jogos (ou Game Designer) é a pessoa que projeta jogos e que fica responsável pela criação e planejamento dos elementos que os compõe - desenvolvendo a ideia básica do game e suas interações, além de ser o guia dos demais integrantes de uma equipe. 

Como qualquer outra vertente multidisciplinar, o Game Design é aberto a constantes transformações em seu conteúdo. Por esse motivo o profissional envolvido nesta área deve ficar atento às tendências de mercado e sempre se manter atualizado.

Porém, o que se vê é que os estudantes e profissionais brasileiros de design de games estão numa situação desfavorável no que se refere a obras de referência e livros técnicos. 

É perceptível a inexistência da categoria “Design de Jogos” em livrarias físicas e virtuais e, até mesmo, em sites de editoras especialistas em publicações de obras com essa temática. Outros empecilhos podem ser acrescentados a esta busca de material de referência: como o preço abusivo; a necessidade dos livros serem importados e, consequentemente, estarem em outro idioma; e, por fim, as obras oferecidas atualmente no mercado já serem consideradas ultrapassadas por profissionais da área.

Apesar desta situação - definida anteriormente como desfavorável - os brasileiros tentam reverter à situação promovendo conhecimento e interação. Através do aumento da produção independente, da criação de fóruns e sites e, enquanto obras necessárias ao tema ainda não estão disponíveis no nosso mercado, algumas editoras publicam versões traduzidas.

- Blucher: editora sediada em São Paulo e fundada com o objetivo de preencher a lacuna da publicação de livros nas áreas de engenharia, tecnologia e ciência, focando especial atenção para os autores nacionais.
- Bookaman: possui um catálogo extenso de livros de autores nacionais a cerca de Game Design.
- Brasport: fundada na década de 90, tem o objetivo de proporcionar aos estudantes e profissionais de Informática e Negócios uma literatura técnica de qualidade, apostando, em autores nacionais.
- Campus Elsevier: é a maior editora do país em publicações de livros profissionais, acadêmicos, culturais e não-ficção.
- Cengage: editora internacional que oferece soluções de aprendizagem adaptadas ao redor do mundo.
Obra produzida por Paul Schuytema: Design de Games – Uma Abordagem Prática
Fizemos uma pesquisa na Web e listamos alguns livros essenciais para todo Game Designer – e grande parte deles é disponível no Google Books:
1) Game Design – Theory and Practice
Neste livro o desenhista Richard Rouse equilibra uma discussão sobre os conceitos essenciais por trás do design de um jogo com uma explicação de como você pode implementá-lo em seu projeto. A análise detalhada dos jogos de sucesso está entrelaçada com exemplos concretos de sua experiência.

2) The art of game design: A book of lenses
The Art of Game Design: A book of lenses mostra que os mesmos princípios básicos de psicologia que trabalham para jogos de tabuleiro, jogos de cartas e jogos esportivos também são as chaves para fazer videogames de alta qualidade. Um bom design jogo acontece quando você vê o seu jogo a partir de muitas perspectivas diferentes, ou lentes. Enquanto visitava pelo território incomum que é design de jogo, este livro dá ao leitor uma centena dessas lentes - cem conjuntos de perguntas perspicazes para pedir a si mesmo que vai ajudar a tornar o jogo melhor. Essas lentes são recolhidas a partir de campos tão diversos como a psicologia, arquitetura, música, design visual, cinema, engenharia de software, design parque temático, matemática, escrita, desenho de quebra-cabeça, e antropologia. Quem lê este livro vai ser inspirado para se tornar um melhor designer de jogos - e vai entender como fazê-lo.

4) Fundamentals of game design
Para criar um grande vídeo game, você deve começar com um projeto sólido do jogo: algo projetado é mais fácil de construir, mais divertido, e tem uma melhor chance de sucesso no mercado. Neste livro, para ensinar as habilidades essenciais do design do jogo, está uma das maiores autoridades no setor - que oferece uma visão em primeira mão para o processo, desde o conceito inicial. 

5) Rules of play: Game design Fundamentals
Em Regras de Jogo Katie Salen e Eric Zimmerman apresentam uma cartilha muito necessária para o Game Design. Eles oferecem um modelo unificado para olhar para todos os tipos de jogos, de jogos de tabuleiro e esportes à jogos de computador e vídeo. 

Outras indicações:
Referências bibliográficas:
- Corral, Horácio. GameStorming. Separando o Jogo do Trigo ou, os livros de Game Desing no Brasil. Disponível em: <http://www.gamestorming.com.br/2013/09/11/separando-o-jogo-do-trigo-ou-livros-de-game-design-no-brasil/>. Acessado em 26 de dezembro de 2013.
- Tamirys. 5 Livros sobre Game Desing que Você Precisa Ler Antes de Morrer. GameStorming. Disponível em: <http://www.gamestorming.com.br/2012/11/20/5-livros-sobre-game-design-que-voce-precisa-ler-antes-de-morrer/>. Acessado em 26 de dezembro de 2013.
- Designer de jogos. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Designer_de_jogos>. Acessado em 27 de dezembro de 2013.
- Editora Blucher. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Editora_Blucher>. Acessado em 29 de dezembro de 2013.
- Editora Campus-Elsevier. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Editora_Campus-Elsevier>. Acessado em 29 de dezembro de 2013.
- Cengage Learning. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cengage_Learning>. Acessado em 29 de dezembro de 2013.


por Adriane Gomes

Postar um comentário

0 Comentários