O que é SDL? { Lição 1 – Tutoriais SDL }


SDL (ou Simple DirectMedia Layer) é uma biblioteca de desenvolvimento multimídia e multiplataforma que fornece uma interface simples para gráficos/sons (e que possibilita a escrita de games). Manipula e possui acesso a áudio, teclado, mouse, joystick, entre outros recursos. Além de possuir várias bibliotecas de extensão para funcionar em conjunto e aperfeiçoar a SDL. Inicialmente a biblioteca foi escrita em C, mas atualmente funciona com C++ e possui ligações com Python e C#.

O SDL 2.0 (versão atual, lançado em 2013) é distribuído sob a licença zlib, ou seja, pode ser usado livremente em qualquer software. As novas funcionalidades acrescentadas à segunda versão da API são descritas neste artigo publicado no blog Stuffomatic. Também é disponível na documentação da engine o GUIA DE MIGRAÇÃO, que relaciona as diferenças de recursos e como adaptar o código antigo para a nova versão.

Página inicial da SDL
Link para acesso a documentação da API: Documentação Wiki | Fóruns | Listas de Discussão 

Além de informações introdutórias na homepage da Engine, também é apresentado ao leitor imagens de games que foram criados a partir da Simple DirectMedia Layer. Alguns exemplos:
Ficheiro:Freeciv-2.1.0-beta3-sdl slack11.0.png
Featuring the third beta of 2.1.0 with the SDL client. (FONTE)
Ficheiro:Unknown horizons 3176.PNG
Screenshot of Unknown Horizons 2011.3 (FONTE)
Jogo "Asteroids" - recriado pelo integrante Jonathan Douglas da equipe GPJECC (FONTE: Arquivo Pessoal)
A equipe do Grupo de Programação de Jogos Eletrônicos do Campus Contagem (GPJE-CC/ http://gpjecc.blogspot.com.br) espera que essa série de tutoriais – que terá duração de seis semanas, e frequência de posts variável de acordo com  nível de dificuldade - lhe dê informações necessárias a cerca da SDL 2.0, para você iniciar o uso desta biblioteca multimídia. 

Tentaremos manter os tutoriais simples e usaremos a linguagem de programação padrão na indústria do jogo: C++. É aconselhável ter um conhecimento prévio sobre ponteiros, funções e orientação à objeto para acompanhar as lições.

Para finalizar, caso você esteja tendo dificuldades para entender o código ao longo dos tutoriais ou se você encontrar quaisquer erros de digitação, por favor, entre em contato

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
  • Game Dev Geek. Geeting Started With SDL. Disponível em: <http://gamedevgeek.com/tutorials/getting-started-with-sdl/>. Acessado em 17 de novembro de 2013.
  • Simple DirectMedia Player – SDL. Disponível em: <http://www.libsdl.org/>. Acessado em 17 de novembro de 2013.
  • SDL (biblioteca). Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/SDL_(biblioteca)>. Acessado em 17 de novembro de 2013.
  • ASGP’s Android Port Part II: from SDL 1.2 to SDL 2. Stuffomatic. Disponível em: <. http://blog.stuff-o-matic.com/post/2013/09/15/ASGP-s-Android-Port-Part-II%3A-from-SDL-1.2-to-SDL-2.>. Acessado em 17 de novembro de 2013.
  • Introdução ao SDL 2.0. Simple DirectMedia Player – SDL. Disponível em: <http://wiki.libsdl.org/Introduction>. Acessado em 17 de novembro de 2013.

Postar um comentário

0 Comentários