124º aniversário da Nintendo

No dia 23 de setembro desse ano, ocorreu o 124º aniversário da Nintendo – uma das maiores empresas de games do mundo e que fez parte da infância de muita gente (incluindo a minha!!).
O nome Nintendo em japonês pode ser traduzido de diversas maneiras: “deixe a sorte para os céus”, “o paraíso abençoa o trabalho duro”, “nós fazemos tudo que podemos, o melhor que podemos, e esperamos os resultados”, “trabalhe duro, mas no final tudo estará nas mãos do paraíso”, entre outros.
Fundada em setembro de 1889 por Fusajiro Yamauchi, inicialmente a empresa japonesa esteve voltada para o mercado de fabricação de Baralhos (conhecidos no Japão como Hanafuda) - alguns com imagens impróprias para menores de idade. Em 1956, com o objetivo de expandir os ares da empresa, o neto de Fusajiro - Hiroshi Yamauchi – fechou uma parceria com a The Walt Disney Company para imprimir os personagens desta em suas cartas.

Como os negócios não estavam dando resultados positivos, em 1996 a empresa decidiu focar-se na fabricação de brinquedos para crianças. Em 1977, a Nintendo produziu seu próprio hardware com o console Color TV-Game.

Mas foi com o Donkey Kong (1981), que a empresa adquiriu ótimos resultados.  E após do pontapé dado, a empresa possuiu vários sucessos, como o Nintendo Entertaiment System, o Famicom, o Super Nintendo, o Nintendo 64, o Game Cube, Wii, Wii U, além dos consoles de bolso. 
nintendo consoles
Porém, como qualquer companhia, a Nintendo também realizou algumas decisões ruins: como o desenvolvimento de The Legend of Zelda: The Wand of Gamelon – muitas vezes considerado um dos piores games do mundo, o cancelamento da parceria com a Sony e sua fonte de lucros “PlayStation”, a escolha errada de mídias para o Nintendo 64 e para o Game Cube, ausência de campanha de marketing do Wii U, entre outros deslizes.

Sem dúvidas todas as empresas na indústria de jogos eletrônicos dos últimos tempos, a Nintendo é sem dúvida a que tem mais história e, nota-se, que repleta de altos e baixos.
“Em um ramo tão promissor e, ao mesmo tempo, tão traiçoeiro quanto é o de games, não basta apenas se adaptar às exigências do mercado, mas também fazer com que o mercado se adapte a novos conceitos. Para isso, é necessário criatividade, ousadia, inovação e uma boa dose de inteligência, características que a Nintendo provou ter de sobra. Resta esperar que a companhia se mantenha assim no futuro”, diz Emerson Alecrim em artigo do site Info Wester
REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

Postar um comentário

0 Comentários