Tríade, um jogo educativo e divertido


               Há muito tempo se fala do uso de jogos na educação, e muitos mostram interesse na proposta. Porém são poucos os que pararam seus afazeres diários e realmente procuraram games que tivessem esta proposta. Os que fizeram isso, certamente se depararam com "Tríade", um game desenvolvido pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais da UNEB, que tem o intuito de ensinar alunos do ensino médio e fundamental a disciplina história, com foco na Revolução Francesa.
                O jogo faz isso de forma divertida e imersiva, já que o jogador toma controle, inicialmente, de um personagem chamado Henri, envolvido na conspiração para trazer a democracia para sua amada França, e estabelecer uma igualdade entre os homens, juntamente com grandes figuras históricas como Jean-Jacques Rousseau, Joseph Guillotin e Voltaire. Por se tratar de um RPG, com o decorrer do jogo, seu personagem vai evoluindo e mais figuras históricas vão ao seu encontro.
                 O que diferencia "Tríade" dos demais jogos educativos existentes é o fato de ser um game 3D, que utiliza um motor gráfico chamado Torque e o software 3DMAX para modelagem dos personagens e cenários. Apesar da qualidade gráfica não ser nem de perto comparável ás dos games comerciais modernos, Tríade consegue nos passar a sensação de estar realmente em um jogo eletrônico acabado, como os que jogamos para nos divertir.


                Mas é claro que não são só flores... Tríade apresentou alguns bugs no decorrer de minha jogatina, como NPC's travados, saves perdidos e até mesmo alguns crashes, que fazem com que tenhamos de jogar grande parte do jogo novamente para chegar aonde estávamos. Isto é, sinceramente, desanimador, e muitas vezes pode te fazer parar de jogar por um tempo.

               Cabe a você decidir se quer ou não jogar, se vale ou não o seu tempo, mas eu acredito fielmente que é uma iniciativa importantíssima, e se outros projetos com objetivos semelhantes fossem sucedidos, com incentivo do governo e publicidade para alcançar os jovens, logo o cenário brasileiro e a opinião do público sobre a capacidade dos jogos mudaria. 

               Caso se interesse, o jogo pode ser baixado gratuitamente aqui no site oficial. Atualmente existem a s versões para Linux e Windows.

               Mais informações sobre a equipe completa dos desenvolvedores do game pode ser encontrada aqui.

Postar um comentário

0 Comentários