Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus XI
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – BIC-JR
Uso de softwares e jogos eletrônicos como recursos para aprendizagem
Orientador: Geraldo Magela Couto Oliveira
Coorientador: Alisson Rodrigo dos Santos
Autor: Victor Hugo Alves Miranda de Souza - Informática (1º ano)
Atividade: Algoritmo do Jogo da Velha
Data das atividades: 26 de agosto de 2013 à 30 de agosto de 2013
Nesta semana [26/08 - 30/08] foi realizada por mim, Victor Hugo Alves, uma atividade proposta pelo Professor Alisson, com o intuito de concretizar e avaliar o meu recém adquirido conhecimento sobre a linguagem C++. A atividade consistia na elaboração de um algoritmo com linguagem orientada a objeto, que pudesse proporcionar a experiência de se jogar partidas de jogo da velha. A atividade foi muito importante, pois me possibilitou ganho de experiência na programação em C++, já que até então, eu não havia escrito nenhum algoritmo completo.
Para a realização da atividade, utilizei-me do documento de especificação de trabalho, enviado a mim pelo Professor Alisson, que continha algumas diretrizes para a escrita do código, juntamente com algumas dicas de organização do código e reli algumas seções do livro disponibilizado gratuitamente na web, "Programar em C++". A maior dificuldade encontrada por mim nessa realização foi o inicio da escrita do código, já que era meu primeiro algoritmo orientado a objeto e eu não tinha ideia de por onde começar. Felizmente, essa dificuldade pôde ser transposta com alguma insistência de minha parte, escrevendo o código aos poucos, pelas parte que considerava mais fáceis.
Nesta semana [26/08 - 30/08] foi realizada por mim, Victor Hugo Alves, uma atividade proposta pelo Professor Alisson, com o intuito de concretizar e avaliar o meu recém adquirido conhecimento sobre a linguagem C++. A atividade consistia na elaboração de um algoritmo com linguagem orientada a objeto, que pudesse proporcionar a experiência de se jogar partidas de jogo da velha. A atividade foi muito importante, pois me possibilitou ganho de experiência na programação em C++, já que até então, eu não havia escrito nenhum algoritmo completo.
Para a realização da atividade, utilizei-me do documento de especificação de trabalho, enviado a mim pelo Professor Alisson, que continha algumas diretrizes para a escrita do código, juntamente com algumas dicas de organização do código e reli algumas seções do livro disponibilizado gratuitamente na web, "Programar em C++". A maior dificuldade encontrada por mim nessa realização foi o inicio da escrita do código, já que era meu primeiro algoritmo orientado a objeto e eu não tinha ideia de por onde começar. Felizmente, essa dificuldade pôde ser transposta com alguma insistência de minha parte, escrevendo o código aos poucos, pelas parte que considerava mais fáceis.
[Referências Consultadas]:
- [1] Wikilivros - Programar em C++ (pt.wikibooks.org/wiki/Programar_em_C%2B%2B)
- [2] Tutorial Jogo da Velha 1.0 <enviado pelo Professor Alisson>
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