Tutorial de Instalação (Java SDK e Eclipse SDK)
Ambientes de Desenvolvimento
No processo de desenvolvimento de software, os programadores profissionais utilizam as IDE chamados de Integrated Development Environment, que facilitam bastante os processos de desenvolvimento de software, como exemplos destes ambientes temos: JBuilder, Netbens, JCreator, JBlue, Eclipse, etc. Estes ambientes consistem em um editores de textos aprimorados, uma ferramenta de compilação, uma ferramenta de testes (debug).
Para desenvolver programas em Java podemos utilizar um editor de texto simples como o bloco de notas do Windows e o JDK. Para saber mais sobre como executar um programa Java via linha de comando e utilizando o bloco de notas não deixe de ler o tutorial Hello World - Bloco de Notas e Linha de Comando, presente na página de tutoriais.
O Eclipse SDK é um software compilador, que fornece suporte a diversas linguagens, tais como Java (pela qual é mais conhecido), C, C++ dentre outras. Em seguida há um tutorial de como realizar a instalação deste compilador para desenvolvimento em Java e um breve tutorial de como criar seu primeiro programa.
Após a finalização do processo de instalação do JDK temos que fazer sua configuração e a configuração das Variáveis de Ambiente do sistema operacional.
Instalando o Eclipse
Inicialmente deve-se visitar o site informado abaixo, porém, antes se deve fazer o seguinte procedimento:
Verifique se há conexão(banda-larga ou discada) com a internet.
1º Passo: Visite o site de downloads da fundação que mantem a IDE Eclipse no link abaixo ou busque no Google por "IDE Eclipse Download":
2º Passo: Baixe a versão para Java EE, conforme indicada pela seta na imagem. Baixe versão compatível com seu sistema operacional (Windows 32 bit ou 64 bits):
3° Passo: Se não souber como identificar seu sistema siga a sequência abaixo:
-Pressione o menu iniciar e digite sistema.
4º Passo: Você deverá ter baixado um arquivo no formato zip. Descompacte todo o arquivo em uma local onde ficará o programa. (Sugerimos a pasta C:\). Em seguida execute o programa eclipse.exe. Deverá aparecer a seguinte tela. Selecione um Workspace de sua vontade (ou seja a pasta de armazenamento dos seus projetos) .
5º Passo: Após selecionar o Workspace (área de trabalho/diretório de trabalho), o ambiente de desenvolvimento aparecerá juntamente com uma mensagem de boas vindas que basta ser fechada.
Java SE
Há dois principais produtos da plataforma Java : SE Java Runtime Environment (JRE) e Kit de Desenvolvimento Java (JDK).
Java Runtime Enviroment(JRE) no Windows XP
Tutorial alternativo para WINDOWS 7 (Instalação do Java 7 no Windows 7).
O Java Runtime Environment (JRE) fornece as bibliotecas, a Máquina Virtual Java, e outros componentes para executar applets e aplicativos escritos na linguagem de programação Java. Além disso, a implantação de duas principais tecnologias que são parte do JRE: Java Plug-in, que permite que os applets assim popularmente conhecidos serem executado em navegadores, e Java Web Start, que desenvolve aplicações standalone através de uma rede. É também a base para as tecnologias em Java 2Plataform, Enterprise Edition (J2EE) para desenvolvimento e implantação de software empresarial. O JRE não contém ferramentas e serviços de desenvolvimento, tais como compiladores e depuradores de desenvolvimento de applets e aplicações.
Java Development Kit(JDK)
O JDK é um super conjunto do JRE, e contém tudo o que está na JRE, além de ferramentas tais como os compiladores e depuradores necessários para o desenvolvimento de applets e aplicações.
Instalando a JRE e a JDK
1º Passo: Visite o site da Oracle (http://www.oracle.com/index.html) (1) , clique em Downloads e na parte “Browse by Category: Java”, clique em JavaSE e Java Runtime Envoirement(2). Ou tente diretamente o link de download (link)
(1)
(2)
2º Passo: Baixe os arquivos referentes ao JDK (1) e JRE (2).
(1)
(2)
3º Passo: Para instalar o JDK, basta executar o programa baixado e avançar as etapas de instalação até que apareça na tela a mensagem “Wizard Completed”. O mesmo serve para o JRE.
Configuração do JDK
Variáveis de Ambiente
As variáveis de ambiente guardam na memória informações úteis para o Sistema Operacional, como, por exemplo, onde encontrar os programas solicitados pelos usuários.
O processo de configuração do ambiente para o Windows XP Professional consiste nos seguintes passos:
1º Passo: Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone meu computador, na área de trabalho,no menu iniciar ou no Explorer, ira aparecer uma lista de opções, escolha a propriedades.
2º Passo: Na tela de Propriedades do Sistema, escolha a aba Avançado,existirá um botão chamado Variáveis de Ambiente clique nele.
3º Passo: A partir desse ponto devemos configurar as seguintes variáveis CLASSPATH, JAVA_HOME e PATH que aparecem configuradas na imagem abaixo.
No quadro "Variáveis de Usuário" verifique se essas duas variáveis já não existem. Caso existam clique sobre elas e depois no botão editar. Senão clique em Nova.
Se quiser que as configurações sejam válidas para qualquer usuário do computador faça as alterações no quadro "Variáveis do sistema", porém é preciso reiniciar a máquina para que as configurações tenham efeito nesse caso.
NÃO ALTERE O CONTEÚDO EXISTENTE DE UMA VARIÁVEL DE SISTEMA SEM TER CERTEZA DO QUE ESTÁ ALTERANDO.
SE A VARIÁVEL EXISTIR COLOQUE UM PONTO E VIRGULA DEPOIS DO VALOR DELA E ENTÃO INSIRA A INFORMAÇÃO QUE VOCÊ QUER COLOCAR SEM ESPAÇOS.
JAVA_HOME: Esta variável de ambiente aponta para o diretório onde o JDK foi instalado.
PATH: Esta variável de ambiente e responsável por definir um caminho de pesquisa para arquivos executáveis. Neste momento está variável de ambiente e a mais importante para nós, pois se esta variável não estiver configurada, o processo de compilação dos programas Java somente poderá ser executado dentro da pasta “lib” do diretório de instalação do JDK, no meu caso o caminho padrão de instalação ate a pasta Bin, pois dentro desta pasta que se encontra o compilador “javac.exe” e outras ferramentas importantes.
4º Passo: Após termos configurado as variáveis de ambiente JAVA_HOME, CLASSPATH e PATH, a sua tela deve ficar como a do 3º passo, lembrando que foi feito a configuração apenas para o usuário corrente.
Após ter definido as variáveis basta clicar em ok na tela apresentada no 3º passo. Reinicie a máquina pois algumas mudanças nas variáveis de ambiente somente serão percebidas após uma reinicialização.
Testando a Instalação
1º Passo: Abra o CMD e digite o comando "java", dando enter em seguida. Verifique se a seguinte tela corresponde ao que aparece em sua tela, em caso positivo você já está pronto para programar em Java.
Se a janela do seu computador não ficou igual a janela abaixo á instalação do JDK não ocorreu com sucesso. Reveja a configuração da variável de ambiente PATH, verifique se colocou o caminho correto do diretório “lib”, dentro da pasta padrão do JDK.
Agora você já está pronto para partir para a próxima etapa. Visite os tutoriais Hello World e Jackpot Game em http://gpjecc.blogspot.com.br/search/label/Tutoriais.
Tutorial alternativo para WINDOWS 7 (ou caso você ainda tenha dúvidas)
BOA PROGRAMAÇÃO!
Referências consultadas:
[1] Flex and Java <acessado em 12/2012>http://flexandjava.wordpress.com/2007/10/03/instalando-e-configurando-java-e-eclipse/
[2] Eclipse. Acessado em 12/2012<www.eclipse.org>
[3] Oracle. Acessado em 12/2012<http://www.oracle.com/br/index.html>
[4]Tecmundo . Acessado em 12/2012<http://www.tecmundo.com.br>
[5]Instalação do Java 7 no Windows 7. Acessado em 02/2015 <http://www.activeinfo.com.br/curso_programacao/instalacao_java7_windows7.html>