Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – BicJr.
Orientador: Geraldo Magela Couto Oliveira
Coorientador: Alisson Rodrigo dos Santos
Autor: Geovani Aguilar Paixão
Atividade: Resenha
http://www.codeofhonor.com/blog/tough-times-on-the-road-to-starcraft: Acesso 01/11/2012
O desenvolvedor de jogos Patrick Wyatt que fez parte do desenvolvimento do game Starcraft postou em se blog como foi o desenvolvimento deste game que durou dois anos e meio de muito trabalho e crises.
O game Starcraft teve seu inicio no ano de 1996 e foi desenvolvido com o objetivo de ser um game de estratégia em tempo real modesto que segundo Patrick poderia ser mais descrito como orcs no espaço. No mesmo período o game Diablo, desenvolvido pela Condor em Redwood City, precisava de ajuda adicional e os desenvolvedores de Starcraft foram todos para a Califórnia para que o Diablo fosse lançado até o fim daquele ano. Após o término do desenvolvimento e do lançamento do game, a equipe retornou para o desenvolvimento do Starcraft. No entanto com o sucesso do Warcraft e do Diablo a responsabilidade sobre eles aumentou consideravelmente e perceberão que algo deveria ser mudado e que o Starcraft deveria corresponder as expectativas que naquele momento eram enormes, além de que a concorrência era forte e a Blizzard corria o risco de perder mercado caso o game fosse um fracasso. Como o autor disse “No mundo dos jogos você só é tão bom quanto seu ultimo jogo”.
Com uma equipe inexperiente e uma responsabilidade de se ter um jogo tão bom quanto seus antecessores foi necessário que cada programador dedicasse sua vida ao desenvolvimento do game. O que ocorreu de forma inesperada por parte da liderança de programação. O retorno ao Starcraft depois de concluído o Diablo foi difícil para os programadores que tiveram de recomeçar praticamente do zero, o que causou um temor de que os erros do primeiro código se apresentassem no segundo código além de novos erros que pudessem ocorrer.
Inicialmente o motor de jogo foi baseado no motor do Warcraft escrito na linguagem C utilizando o compilador Watcom, mas com a retomada do projeto o código do motor de jogo foi reescrito em C++ gerando um temor de que apesar da linguagem ter pontos fortes é fácil cometer erros. Esta preocupação se dava pelo fato de as classes serem uma bagunça, e que depois de utilizado incorretamente o estrago seria enorme, podendo comprometer um tempo precioso que aquela altura estava definido para terminar em dois meses.
Com um prazo curto os desenvolvedores começaram a trabalhar até 48 horas seguidas, o que gerou cansaço e propiciou o senário perfeito para erros e bugs no jogo. Com isso os programadores mais experientes tiveram seu trabalho comprometido já que teriam a todo o momento corrigi-los.
Apesar de inexperiente a equipe de programadores que desenvolveu este game foi valente e depois de altos e baixos vemos um game que superou as expectavas. Este foi o primeiro jogo de computador que joguei e me fascinou as inovações em relação a games anteriores que joguei posteriormente. Sua “jogabilidade” estava a frente de sua época e com certeza a equipe do qual Patrick Wyatt fazia parte alcançou seu objetivo de fazer um game de estratégia em tempo real que se equipasse aos sucessos anteriores da Blizzard (Diablo, Warcraft e Warcraft 2) e superou a concorrência na época.
0 Comentários