Hello World em libGDX


"Hello World" em libGDX


(Para instalar o LibGDX, verifique este tutorial)

Note que não há função main. Esta se encontra no Launcher para a plataforma desejada, através do qual se executa o programa. No entanto, a maior parte do código será desenvolvido na classe dentro do core.


1: Aqui estão sendo importadas as bibliotecas necessárias para o programa.

(Dica: O Eclipse permite que elas sejam importadas automaticamente pelo atalho Ctrl+Shift+O)


2: Aqui são declaradas as variáveis que serão utilizadas, uma para a BitmapFont e outra para o SpriteBatch.

Spritebatches são utilizados para aprimorar o processo de renderização imagens na tela e uma BitmapFont é um bitmap 2D que contém todos os caracteres.


3: O método create() é o primeiro a compor o código. Nele serão criados os objetos a serem utilizados no jogo.

O primeiro construtor a ser chamado é o do SpriteBatch e o segundo o da BitmapFontCaso uma fonte não seja especificada no construtor será utilizada a fonte padrão Arial-15 do LibGDX. Após isso, é definida a cor da fonte como verde por meio do método setColor().


4: O segundo método a compor o código é o render(). Ele será chamado a cada frame, portanto pode ser visto como um loop de eventos.

As duas primeiras linhas do método limpam a tela para a cor branca. A cor é definida pelo método glClearColor(), no qual os parâmetros passados são, respectivamente, os valores de: red (vermelho), green (verde), blue (azul) e alpha (transparência). O método glClear() é o responsável por limpar a tela.

O spritebatch é iniciado por uso do begin() e então é chamado o método draw() para escrever o texto na tela. Os parâmetros passados são respectivamente: o spritebatch a ser utilizado, o texto a ser escrito e as coordenadas x e y (em pixels) da posição na qual o texto será escrito. 

(Note que o texto será construído a partir do pixel das coordenadas em questão, que ficará posicionado no canto inferior esquerdo do mesmo)

Por fim, o sprite é finalizado por meio do end().


Eis o resultado ao se rodar o DesktopLauncher:



Bom trabalho!

Referências:

  • Silveira, João Victor. Tutorial de Instalação - libGDX. Disponível em: <http://gpjecc.blogspot.com.br/2016/02/tutorial-de-instalacao-libgdx.html>. Acessado em 02 de março de 2016.
  • LibGDX Tutorial 2: Hello World. Disponível em <http://www.gamefromscratch.com/post/2013/09/26/LibGDX-Tutorial-2-Hello-World.aspx>. Acessado em 02 de março de 2016.