O Desafio de se ensinar com RPG

    Hoje vejo que algumas pessoas também viram algo que percebi logo na primeira vez que joguei um RPG de papel clássico: eles possuem um potencial didático ilimitado, que só depende da criatividade dos envolvidos. Com isso vem um problema: quem não possui muita criatividade fica lesado e portanto sua utilização nem sempre é viável em uma sala de aula. Acredito que a solução seria a adaptação para o eletrônico, que simularia o imaginário de forma visual.

A representação visual de Final Fantasy XIV é impressionante, e certamente atrairia os jovens de uma sala de aula
http://finalfantasy.wikia.com/wiki/Final_Fantasy_XIV

    Algumas pessoas acreditam que o RPG surgiu juntamente com os videogames e todos os outros gêneros de jogos. Felizmente isso não é verdade. O RPG é um jogo muito mais antigo, que fez parte da infância e adolescência de muitas outras gerações que não as atuais. O que se vê hoje são somente adaptações para consoles eletrônicos dos clássicos, como D&D e Tormenta. Em tese estas adaptações poderiam ser até melhores que os originais, porém no meio do caminho, muito se perdeu.
    Os RPG's clássicos, jogados no papel, em uma mesa rodeada de amigos, traziam junto de si um desafio para todos os que jogavam. Era necessário se esforçar para a criação de seus personagens, criar enredos para seu passado, fazer planilhas de atributos, raciocinando qual deveria ser mais ou menos favorecido de acordo com sua estratégia de jogo. Nas partidas, devia-se saber imaginar e interpretar o mundo descrito através de palavras, e estar ciente de que escolhas seriam tomadas, definindo o rumo de sua jornada, para o bom ou ruim. Não se tinha garantias, e por isso os jogadores deveriam estudar, pensar sobre as situações, analisando cuidadosamente o que fazer em seguida. Não haviam limitações de cenário: tudo era decidido por uma pessoa, que escolheria quais conhecimentos seriam ou não exigidos dos jogadores. Se estes quisessem sobreviver, deveriam se esforçar. Não havia volta.

Por mais estranho que pareça, o esforço de se jogar RPG traz uma sensação revigorante!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dungeons_%26_Dragons


    Esse é o tipo de jogo adequado para o ensino. Um versátil, capaz de mudar suas faces e suas características mais marcantes de acordo com o objetivo desejado. As adaptações para o meio eletrônico falharam nisso: buscaram a facilidade ao preço da versatilidade.  Acredito que os jogos eletrônicos estarão prontos para serem usados em sala de aula quando conseguirmos fazer essa adaptação de forma fiel, em que, por exemplo, um professor, possa arquitetar uma trama do jogo de acordo com o objetivo de sua aula. Os alunos seriam atraídos pelo visual gráfico dos videogames e cobrados do conhecimento (conteúdos da disciplina) necessários para vencer o jogo. 

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