Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior–BicJr.
Alisson Rodrigo dos Santos
Atividade: Texto livre
Introdução ao desenvolvimento de aplicações Android
Tem um tempão que eu estou lendo sobre a arquitetura do Android e vendo como são feitas as implementações dos programas nesse sistema.
Apesar de ter lido muita coisa, livros sobre a arquitetura, artigos sobre o sistema, consegui, com algum tempo que meu pequeno Davi (me filho) me deu acompanhar alguns tutoriais da turma do PontoV e desenvolver uma pequena aplicação gráfica para o Android.
Acho que como um primeiro passo os tutoriais indicados nas referências irão fornecer as informações necessárias para iniciar a jornada.
Existem alguns pequenos errinhos, mas que com o help do Eclipse podem ser sanados.
Ressalto a enfase dada pelo autor (Vasconcelos, Marcos) nas diferenças entre construir uma aplicação gráfica utilizando Java2D e a nova arquitetura Android no artigo [2].
Fica ai a dica, para iniciar o desenvolvimento de games utilizando gráficos no Android.
Referências
Somente a dos últimos tutoriais que acompanhei:
- Fernandes, Maicris. Configurando ambiente de desenvolvimento Android com Eclipse disponível em: < http://www.pontov.com.br/site/index.php/android/276-configurando-ambiente-de-desenvolvimento-android-com-eclipse>, visitado em: 13/04/2013.
- Vasconcelos, Marcos. Pong game - Exemplo completo, disponível em: < http://www.pontov.com.br/site/index.php/android/247-android-desenhando-na-tela >, visitado em: 13/04/2013.
- Fernandes, Maicris. Criando uma view de desenho no Android disponível em: < http://www.pontov.com.br/site/index.php/android/247-android-desenhando-na-tela >, visitado em: 13/04/2013.
0 Comentários