Tutorial Jackpot Game
Java
Introdução
A seguir você acompanhará um
tutorial básico que buscará explicar como criar o famoso “Jackpot Game” ou “Jogo de Azar”.
O jogo tem por definição a ideia de sortear um número randomicamente, o
qual deve ser adivinhado pelo usuário em uma determinada quantidade de chances.
Você, programador Java, possui
ferramentas que podem facilitar a codificação deste jogo, porém antes de partir
para a escrita do código, pense sobre o que deve ser feito, como será feito e,
por fim, por que fazê-lo. Preste atenção nos tipos de variáveis a serem
utilizadas para realizar os passos descritos durante o tutorial.
Passos e dicas para codificação
1º Passo: Crie uma
nova classe chamada Jogo. Em seguida, defina os atributos que a
sua classe Jogo terá. Exemplo:
public class Jogo {
double loteria = 0.0;
}
1º Dica: Caso seja de seu interesse crie funções para coordenar o
funcionamento de seu jogo. Exemplo:
void apresentaJogo(){
System.out.println("Seja bem vindo
ao Jackpot Game!\n\n");
}
2º Passo: Crie uma classe chamada “TesteJogo” que
terá o método main como método principal. Em seguida importe os pacotes
java.util.Scanner e java.io.*, para que possa utilizar durante o decorrer
do código a função Scanner e, ler e escrever bytes,
caracteres e Strings de/para a entrada e saída padrão.
Exemplo:
import java.util.Scanner;
import java.io.*;
3º Passo: Dentro
do escopo do método main, declare uma variável que receberá o
valor que o usuário acredita ser o sorteado, outra para iteração, mais
uma para receber o valor do casting para o tipo primitivo “int” do atributo jogo.loteria e, a última para servir de
variável de teste para o loop do jogo. Exemplo:
double numero = 0.0;
int cont,x;
char s=0;
2ª Dica: Lembre-se de criar
uma variável do tipo Jogo para referenciar os atributos e uma
variável do tipo Scanner, para que possa utilizar a função. Exemplo:
Jogo jogo;
Scanner ler = new Scanner(System.in);
jogo = new Jogo();
4º Passo: Caso tenha criado um procedimento/função
para apresentar o nome do jogo, agora é a hora de chamá-lo. Exemplo:
jogo.apresentaJogo();
5º Passo: Inicie o loop do
jogo (utilize do – while para isto). Sorteie um número através da função
Math.random() e o armazene em jogo.loteria, em seguida faça o casting(1)
para o tipo primitivo “int” de jogo.loteria e
o armazene em outra variável.
3ª Dica: Preste atenção nas
palavras grifadas e procure aquelas cujo conceito desconhece. Não se esqueça de
inicializar as variáveis, pois esta é uma prática que evita bugs durante o a
execução do programa e pense em como criar as condições que irão avaliar se o valor
inserido está na faixa correta e se o valor fornecido é compatível com o valor
sorteado, assim como irá desenvolver o jogo a partir do 5 º passo.
(1) - Casting :
up cast: Variável de tipo menos especifico recebe valor/referencia da variável de tipo mais especifico. É realizado implicitamente, ou seja, não precisa colocar o tipo menos especifico entre parenteses.
down cast: Variável de tipo mais especifico recebe valor/referencia da variável de tipo menos especifico. Precisa ser realizado explicitamente, ou seja, precisa colocar o tipo menos especifico entre parenteses.
Leia mais em:http://javafree.uol.com.br/topic-883646-O-que-e-Casting.html#ixzz2I9dCtW6W
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