Tutorial Jackpot Game - Java



Tutorial Jackpot Game
Java

Introdução
A seguir você acompanhará um tutorial básico que buscará explicar como criar o famoso “Jackpot Game” ou “Jogo de Azar”.  O jogo tem por definição a ideia de sortear um número randomicamente, o qual deve ser adivinhado pelo usuário em uma determinada quantidade de chances.
            Você, programador Java, possui ferramentas que podem facilitar a codificação deste jogo, porém antes de partir para a escrita do código, pense sobre o que deve ser feito, como será feito e, por fim, por que fazê-lo. Preste atenção nos tipos de variáveis a serem utilizadas para realizar os passos descritos durante o tutorial.


Passos e dicas para codificação

1º Passo: Crie uma nova classe chamada Jogo. Em seguida, defina os atributos que a sua classe Jogo terá. Exemplo:

public class Jogo {
       double loteria = 0.0;
}

1º Dica: Caso seja de seu interesse crie funções para coordenar o funcionamento de seu jogo. Exemplo:

void apresentaJogo(){
     System.out.println("Seja bem vindo ao Jackpot Game!\n\n");
}

2º Passo: Crie uma classe chamada “TesteJogo” que terá o método main como método principal. Em seguida importe os pacotes java.util.Scanner e java.io.*, para que possa utilizar durante o decorrer do código a função Scanner e, ler e escrever bytes, caracteres e Strings de/para a entrada e saída padrão. Exemplo:

import java.util.Scanner;
import java.io.*;

3º Passo: Dentro do escopo do método main, declare uma variável que receberá o valor que o usuário acredita ser o sorteado, outra para iteração, mais uma para receber o valor do casting para o tipo primitivo “int” do atributo jogo.loteria e, a última para servir de variável de teste para o loop do jogo. Exemplo:

double numero = 0.0;
int cont,x;
char s=0;

2ª Dica: Lembre-se de criar uma variável do tipo Jogo para referenciar os atributos e uma variável do tipo Scanner, para que possa utilizar a função. Exemplo:

Jogo jogo;
Scanner ler = new Scanner(System.in);
jogo = new Jogo();

4º Passo: Caso tenha criado um procedimento/função para apresentar o nome do jogo, agora é a hora de chamá-lo. Exemplo:

jogo.apresentaJogo();

5º Passo: Inicie o loop do jogo (utilize do – while para isto). Sorteie um número através da função Math.random() e o armazene em jogo.loteria, em seguida faça o casting(1) para o tipo primitivoint” de jogo.loteria e o armazene em outra variável.

3ª Dica: Preste atenção nas palavras grifadas e procure aquelas cujo conceito desconhece. Não se esqueça de inicializar as variáveis, pois esta é uma prática que evita bugs durante o a execução do programa e pense em como criar as condições que irão avaliar se o valor inserido está na faixa correta e se o valor fornecido é compatível com o valor sorteado, assim como irá desenvolver o jogo a partir do 5 º passo.

(1) - Casting : 
up cast: Variável de tipo menos especifico recebe valor/referencia da variável de tipo mais especifico. É realizado implicitamente, ou seja, não precisa colocar o tipo menos especifico entre parenteses.

down cast: Variável de tipo mais especifico recebe valor/referencia da variável de tipo menos especifico. Precisa ser realizado explicitamente, ou seja, precisa colocar o tipo menos especifico entre parenteses.

Leia mais em:http://javafree.uol.com.br/topic-883646-O-que-e-Casting.html#ixzz2I9dCtW6W


Bom Jogo!







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